Facebook_fans2

 

 

Eu trabalho com redes sociais já tem mais ou menos 6 anos. Por conta disto, consumo bastante conteúdo social e analiso diversos perfis de comportamentos, de pessoas de idades e lugares diferentes. Independente de quem você for, existem algumas regras básicas que se aplicam a todo mundo quando se trata de reputação online. Cada vez mais as pessoas conectam-se apenas de forma virtual e isso pode afetar sim as suas relações pessoais e corporativas.

Vamos lá:

1. Foto do Perfil

A foto do seu perfil é o seu cartão de visitas na internet. Escolha uma foto com boa qualidade e que dê para ver exatamente quem você é no cotidiano. Escolher fotos muito antigas, onde você está bem mais magro, ou super produzidos, como em casamentos e formaturas pode pegar mal.

2. Chefe no Facebook. Como lidar?

Seu chefe te pediu para adicionar no Facebook? É de bom tom aceitar. A ferramenta permite criar grupos para cada grupo de amigos em sua vida, portanto, não esqueça de separar o pessoal do trabalho em um grupo específico e bloquear as postagens para que eles não vejam.

3. Álbuns de festas, intimidades e viagens

Está cada vez mais difícil entender o que é “oversharing”, ou seja, compartilhar demais alguma coisa na internet. Tenha parcimônia antes de postar 500 fotos da sua última viagem. Escolha as melhores, mais emblemáticas. O mesmo vale para o jantar que você deu na sua casa. Não é necessário publicar cada detalhe de cada prato, e sim a foto coletiva apenas para registrar o momento. Você também não vai querer ser tachado de beberrão ou folião, portanto, cuidado com o tom das fotos que você durante e  depois daquela festinha ou balada. 

4. Indiretas, pode?

Você já parou pra pensar que o Facebook não tem o botão de “não curti?” . Isso é uma dica de como a rede social deveria ser usada: para compartilhar informação, trocar ideias e principalmente evitar conflitos. Postar indiretas para família, amigos e trabalho (pior ainda!) com frequência vai te ajudar a ficar com fama de reclamão. O famoso #mimimi. 

5. Horários de postagens

Cuidado com excesso de postagens durante o horário do trabalho ou de madrugada. As pessoas estão de olho o tempo todo nas ferramentas e aquele desabafo das 3 da manhã pode não ser bem visto por alguém que acabou de chegar no trabalho e ligar o computador.

6. Reclamar do trabalho

Reclamar em redes sociais, não só do trabalho, mas de forma geral não soa bem. Embora a rede pareça um festival de opiniões e ‘mimimi’, e , mesmo que você  bloqueie o chefe e categorizar em grupos, o mundo é pequeno e pode ser que alguém que alguém espalhe o que você andou publicando. O ideal é nunca comentar nada.

7. Declarações de vida fantástica exageradas

Assim como reclamar e criticar soa mal, excesso de alegria, declarações de amor e demonstrações da sua vida “fantástica” soam egocêntricas nas redes sociais. Tudo bem comemorar as suas conquistas, mas evite que isso seja o único assunto.

8. Tagueamento

A maioria das redes sociais tem ferramentas onde você pode bloquear que apareçam fotos tagueadas, ou seja, quando as pessoas te marcam. Você pode escolher para aprovar as fotos ou  ainda não permitir que te marquem em nenhuma. Afinal, você não quer aparecer no mural de ninguém sem garantir que esteja tudo OK com a imagem.

9. Esteja de olho!

Quem está nas redes sociais deve lembrar que a quantia de informação compartilhada diariamente é enorme. Se você tem um mural desbloqueado, ou seja, onde qualquer um pode escrever, vale ficar de olho para checar o que colocaram na sua página. Se você costuma usar bem pouco, bloqueie, para garantir sua privacidade.

10. Dê atenção à todos

Responder aos comentários que você recebe é sinal de boa educação online. Deixar os amigos e colegas no vácuo mostra que você não se importa com eles.

Tem mais alguma dica? Coloca nos comentários.

Hora de fazer seu checklist e atualizar seus canais!

Beijos,

 

Érica Hans

escrito por
erica
Erica Hans tem 30 anos e quer que todo mundo seja feliz. Além disso, é sócia/diretora da Social Media St..

comentários
diga alguma coisa