Eu fui bagunceira por muito tempo. Até eu conseguir virar uma pessoa organizada, demorou! Mas eu finalmente aprendi e agora vou compartilhar essas dicas mágicas com vocês.
1. Tenha um lugar específico para cada coisa.
Assim como funciona a organização básica de um guarda-roupa, onde separamos geralmente saias com saias, sapato com sapatos, meias com meias, você deve repetir essa lógica para a casa inteira.
Você precisa saber de cor o que tem em cada gaveta, em cada canto do armário. O mesmo vale para a cozinha, lavanderia e banheiros.
2. Usou, guardou.
Feito o item 1, vai ficar fácil saber onde cada coisa vai. Essa é a parte mais difícil. Garanta que toda vez que usar algo, você vai devolver pro seu devido lugar. Desta forma você nunca vai ter nada espalhado e tudo se mantêm organizado. Mas tem que ser bem chatinha: não vale deixar nem uma presilhinha na pia.
3. Reveja a ordem das coisas de tempo em tempo
Muitas vezes organizamos as coisas de uma forma que com o tempo não fazem mais sentido. Exemplo: quando chega o verão, os sapatos e roupas de calor devem estar à mão. A mesma coisa vale para utensílios de cozinha e banheiro. Às vezes mudamos o penteado, deixamos de usar algumas maquiagens paramos de fazer escova, estamos numa dieta e muitas coisas não vão ser usadas. Reveja a sua organização de tempos em tempos para não ter ainda mais trabalho de procurar, tirar, e guardar direitinho.
Outra coisa: eu moro sozinha, então é muito fácil garantir que tudo fique do jeito que eu deixei. Mas sei bem como é quando você chega em casa e o seu maltês espalhou brinquedos pela sala toda. Para quem mora com família, amigos ou tem filhos é muito mais complicado.
Nesse caso, minha dica é colocar etiquetas pequenas nas gavetas e armários, para facilitar os “esquecidinhos” e cobrar a colaboração de cada um. Se não, você só vai ficar irritada e desistir de se organizar.
Acreditem: ser organizado economiza tempo e é muito melhor!
* Gostaram das dicas? O que você faz para se manter organizada? Conte nos comentários!